Sobre

Sou Fisioterapeuta, especializado no tratamento de dores musculares, dos ligamentos e das articulações. A conduta realizada com meu paciente é baseada no diagnóstico cinesiologico-funcional, ou seja, na definição dos problemas ligados ao movimento, cujas causas podem ser divididas em dois grandes grupos: 1. os distúrbios do movimento relacionados ao descondicionamento (p. ex. dor lombar sem histórico de trauma) e 2. os relativos ao uso excessivo de estruturas do corpo (p. ex. tendinites relacionadas ao trabalho).

A fim de detectar a causa da dor, são realizados testes específicos que identificam os tecidos em sofrimento, consequentemente direcionando o tratamento. O tratamento, resumidamente, parte de exercícios terapêuticos (Cinesioterapia) adequados para cada caso. O paciente sai da consulta com orientações dessas atividades de movimentação, que vão sendo modificadas de acordo com a fase da inflamação do tecido e com a descrição do quadro doloroso por parte do paciente, a partir do resultado de cada reavaliação.

Além disso, a Osteopatia entra como especialização do fisioterapeuta, proporcionando uma visão mais global do organismo, na visão de que cada sistema (musculoesquelético, nervoso, cardiovascular, linfático, etc.) está intimamente relacionado, sendo o quadro de dor ou dificuldade de movimento expressado pelo paciente consequente à dificuldade de funcionamento de ao menos uma parte de cada sistema desses. Afinal, uma inflamação muscular pode ser resultado de um problema na articulação mais próxima, o que muitas vezes leva ao aprisionamento do nervo que passa ali próximo, gerando dor irradiada à distância dessas estruturas. Assim, são utilizadas técnicas de contato direto da mão do terapeuta com o corpo do paciente (a chamada Terapia Manual), para que sejam realizadas “correções” das estruturas acometidas ou das adjacentes. Em última instância, as técnicas de terapia manual facilitam o fluxo sanguíneo e/ou neurológico, minimizando a dor, e facilitando a inclusão da Cinesioterapia no tratamento, para um resultado duradouro.

Na minha formação, existem outras técnicas que podem ser aplicadas, a depender do caso, como Mulligan, Método Busquet, Dry Needling (agulhamento) e auriculoterapia.